quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

DOMINGOS


1999 Músicos - Ól. s/ tela - 100x150

Domingos Mendes da Silva nasceu na freguesia de Travassos, do concelho da Povoa de Lanhoso, no dia 14 de Dezembro de 1955, no seio de uma família de ourives.
Concluiu a escola primária em Travassos e prosseguiu a sua instrução no Liceu Sá de Miranda e no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Braga.
Foi no Conservatório que se inicia no mundo das artes, sob orientação do professor Nuno Barreto.
Em 1975 frequentou o curso de Artes do Fogo na Escola Soares dos Reis (Porto), findo o qual viajou para França e Suiça.
Trabalhou para subsistir, mas sempre aproveitou para pintar e contactar com o mundo das Artes. É na observação assídua do museu de Kunstaus, em Zurique, que se deixa fascinar pela obra de Vieira da Silva.
Em 1979 esta de volta ao País e inicia a sua carreira no ensino (Cerâmica) exactamente na Soares dos Reis, onde estudara poucos anos antes.
E apesar de prosseguir, em diferentes escolas, a sua carreira docente, sempre procurou oportunidades para, ele mesmo, acrescentar a sua formação novos cursos na área da Pintura.
Em 1999 concebeu o projecto para o Monumento ao 25 de Abril erigido na Póvoa de Lanhoso.

Álvaro Queiroz, que já filmou mais de mil artistas nos seus ateliers, elaborou em 2004 um documentário sobre a sua obra em vídeo que foi arquivado no Museu da Cinemateca Portuguesa em Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

A minha Lista de blogues