segunda-feira, 14 de maio de 2012

Júlio Pomar

O almoço do trolha
Júlio Pomar (Lisboa, 10 de Janeiro de 1926) é um pintor e escultor português.
Frequentou a Escola de Belas-Artes de Lisboa e do Porto. Realizou exposições principalmente em Lisboa e em Paris, tendo feito a sua primeira exposição individual com os Independentes, em 1947 na cidade do Porto.
Começou por ser influenciada pela obra de grandes muralistas mexicanos, como Orozco ou Diego Rivera, mas não tardou a absorver culturas distintas.
Da pintura à escultura, passando pelas ilustrações, Júlio Pomar foi consagrado há muito como um dos nomes maiores da arte europeia.
Foi um dos principais cultores do Neo-Realismo na pintura portuguesa, de 1945 a 1957, seguindo por outros caminhos, em épocas posteriores. A sua obra mais famosa da fase neo-realista é O Almoço do Trolha (1946-1950).
Em 2008 realizou-se uma grande exposição com seis dezenas de objectos e assemblage, grande parte dos quais nunca antes exibidos, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Também o Museu do Neo-Realismo realizou em 2008 uma exposição individual do artista, intitulada "Júlio Pomar e a experiência neo-realista".
Júlio Pomar pôde ser visto em Retrospectiva no Centro de Arte Contemporânea Manuel de Brito em 2009 e recebeu o Prémio da Latinidade 2009 'João Neves Fontoura', antigo Troféu Latino

Sem comentários:

Enviar um comentário

A minha Lista de blogues