terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CONSTRUTIVISMO

 Estética que surgiu na Rússia baseada no culto futurista da máquina e expressa pela primeira vez nas «Construções em Relevo» de 1913 de V. *Tatlin. As suas ideias cristalizaram e assumiram a importância de um movimento em 1921/2 quando houve uma separação entre os pintores abstractos moscovitas, optando alguns pelo princípio da arte «pura» e outros pelo trabalho utilitário e de propaganda. O último grupo tornou-se conhecido por «Construtivistas» ou «engenheiros-artistas». Na sua tentativa de vencer o isolamento do artista relativamente à sociedade, entraram pelos campos do desenho industrial (Tatlin, *Rodchenko, *Popova, *Lissitzky), do teatro e cinema (Meyerhold, Eisenstein) e da arquitectura (Melnikov, Ginzburg, Golossov, os 3 irmãos Vesnin). Afora o Monumento à 3ª Internacional, de 1919/20, de Tatlin, que não chegou a ser realizado, os edifícios construtivistas incluem o mausoléu de Lenine, de Shchusev, e o edifício do Izvestia de Barkhim, ambos em Moscovo. Os princípios construtivistas produziram os primeiros exemplos da «nova tipografia» (*Lissitzky) e trabalhos pioneiros no desenho de cartazes e de exposições (pavilhão Soviético da Exposição da Imprensa Internacional, em Colónia, 1930, desenhado por Lissitzky). Através de *Kandinsky, *Gabo e *Moholy-Nagy as ideias construtivistas tiveram uma infuência básica na criação do «estilo funcionalista internacional» de arquitectura e desenho industrial na Europa Ocidental na década de 1920, propagado fundamentalmente pela *Bauhaus.

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