terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CUBISMO

O primeiro estilo de arte abstracta do séc. XX baptizado pelo crítico de arte Louis Vauxcelles, que pegou numa observação de Matisse a propósito dos pequenos cubos de *Braque. O período mais importante do estilo vai de 1907 a 1914, e os seus originadores foram *Picasso e Braque, que trabalhavam em estreita ligação. Têm sido sugeridas várias divisões do C. em períodos: os nomes «analítico», «hermético» e «sintético» são de uso geral; mas o termo «analítico» não descreve adequadamente as obras cubistas primitivas, que são influenciadas pela arte ibérica e africana nas Demoiselles d’Avignon, de Picasso (1907), de forma que alguns críticos têm sugerido «pré-cubista» ou «proto-cubista» para esta fase.


Se obras como estas são vistas como o prelúdio do C., as primeiras obras verdadeiramente cubistas são aquelas em que objectos, paisagens e pessoas são representados por sólidos multilaterais (ou multifacetados). A obra mais tardia de Cézanne foi um catalizador desta pintura, e foi conhecido dos cubistas a partir da importante mostra da sua obra após a sua morte em 1905; o seu conselho a Émile Bernard de «tratar a natureza por meio do cilindro, da esfera e do cone» foi tomado como justificação das experiências cubistas. Mulher com uma Guitarra, de Picasso, é um exemplo claro desta fase do C. Braque e Picasso viraram-se então para um tipo de abstracção mais terminante, em que o padrão global se torna mais importante, e os objectos representados são em grande parte ou totalmente indecifráveis (C. hermético). Neste período a cor encontrava-se quase totalmente ausente das suas obras, que são essencialmente monocromáticas, cinzentas, azuis ou castanhas e brancas. A cor reapareceu na fase final do C., chamada «sintética», por causa da sua combinação da abstracção com materiais reais. Muitos outros artistas trabalharam no estilo cubista, que veio substituir o Fauvismo como movimento artístico de vanguarda em Paris desde cerca de 1909. As contribuições mais significativas foram prestadas por Juan *Gris e *Léger, mas houve muitos outros incluindo *Gleizes e *Metzinger (que publ. Um livro sobre o C.), Derain, Souza-Cardoso, Friesz, de la Fresnaye e Marcoussis. Os escultores cubistas incluíram *Archipenko e H. *Laurens. O C. esteve representado no Salon d’Automne, e foi formado um grupo chamado a Section d’Or: neste os irmãos Villon, J. *Villon, Raymond *Duchamp-Villon e M. *Duchamp, são as figuras principais. Esta actividade em Paris teve efeitos de grande alcance, estimulando o movimento Futurista em Itália, o Vorticista na Grã-Bretanha, e produzindo algum efeito na arte expressionista na Alemanha: foi igualmente um importante precedente para outros movimentos com objectivos abstractos como os existentes na Rússia (*Construtivismo, *Suprematismo) e nos Países-Baixos (*De Stijl). O C. desenvolveu-se em Paris a partir de duas formas principais, em direcção a um estilo decorativo, em que os temas são tratados geometricamente mas permanecem nitidamente reconhecíveis, ou em direcção a um maior grau de abstracção como nas pinturas rítmicas de *Delaunay de segmentos e círculos coloridos (*Orfismo).

O C. continuou a ter uma influência importante na arte do séc. XX. Foi feita uma tentativa por *Ozenfant e o arquitecto Le Corbusier de regresso a um C. purificado mais simples, mas por altura de 1920 o C. fazia por demais parte do vocabulário artístico geral para poder limitar-se a este Purismo. As ideias e técnicas cubistas continuam a ser utilizadas até à actualidade, em particular a *colagem inventada no período sintético.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A minha Lista de blogues