Gioventù - OST - 65 x 49 cm - 1898
Eliseo
Visconti
Eliseo
d'Angelo Visconti (Giffoni Valle Piana, 30 de julho de 1866 — Rio de Janeiro,
15 de outubro de 1944) foi um pintor, desenhista e designer ítalo-brasileiro
ativo entre os séculos XIX e XX. É considerado um dos mais importantes artistas
brasileiros do período e o mais expressivo representante da pintura
impressionista no Brasil.
Nascido
na comuna de Giffoni Valle Piana, província de Salerno, na região italiana da
Campânia, imigra em 1873 com sua irmã Marianella para o Brasil, indo
diretamente para a fazenda de propriedade de Luís de Sousa Breves, o barão de
Guararema, em Além Paraíba. A profunda afeição da Baronesa pelo pequeno Eliseu
coloca-o ainda jovem estudando no Rio de Janeiro. Após um frustrado início na música,
ingressa em 1883 no Liceu de Artes e Ofícios. Dois anos depois, sem abandonar o
Liceu, matricula-se na Academia Imperial de Belas Artes 1 , tendo como
professores Zeferino da Costa , Rodolfo Amoedo, Henrique Bernardelli, Victor
Meirelles e José Maria de Medeiros.
Em
1890, Visconti acompanha o grupo dos “modernos”, formado por professores e
alunos que se rebelam contra as normas de ensino e abandonam a Academia de
Belas Artes para fundar o “Ateliê Livre”. Aprovadas as reformas pelo governo
republicano, a Academia transforma-se na Escola Nacional de Belas Artes.
Visconti volta a freqüentá-la e, após concurso, recebe em 1892 o primeiro
prêmio de viagem ao exterior concedido pela República, viajando no ano seguinte
para a França. Aprovado no processo de admissão da École nationale supérieure
des beaux-arts, abandona essa conservadora Escola ainda em 1894 e inscreve-se
na École normale d'enseignement du dessin (École Guérin), onde foi aluno de
Eugène Samuel Grasset, considerado uma das mais destacadas expressões do Art Nouveau.
Frequenta também a Academia Julian, tendo como mestres Bouguereau e Ferrier. De
temperamento inquieto e espírito aberto às inovações, Visconti mostra, em
importantes trabalhos do período de sua formação na França, influências dos
movimentos simbolista, impressionista e art-nouveau. Viaja a Madri para
cumprimento de suas tarefas de bolsista, onde realiza cópias de Diego
Velázquez, absorvendo soluções para os efeitos de reflexão da luz natural, mais
tarde utilizadas em alguns de seus trabalhos. Na capital francesa, expõe
consecutivamente nos salões de arte e, após receber Medalha de Prata na
Exposição Universal de 1900 por suas obras Oréadas e Gioventù, Visconti
regressa ao Brasil. Naquele momento, não foi possível trazer consigo a jovem
francesa Louise Palombe, companheira desde 1898 e com quem Visconti ficaria
casado pelo resto de sua vida. Louise se tornaria figura marcante e inspiradora
da obra de Visconti.
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