domingo, 2 de fevereiro de 2014

Georg Grimm

Sintra, 1877

Johann Georg Grimm
Nascimento: Immenstadt im Allgäu
Morte :Palermo
Nacionalidade:Alemanha
Ocupação:pintor, decorador
Estudou na Academia de Belas Artes de Munique entre 1868 e 1870, provavelmente sendo aluno de Karl von Piloty e Franz Adam. Após viagens pela Europa, Oriente e África, chegou ao Brasil provavelmente em 1878, fixando-se no Rio de Janeiro e estabelecendo residência na rua do Senador Cassiano, em Santa Teresa.
Instalado na Corte, aliou-se a um compatriota de nome Friedrich Anton Steckel que tinha uma empresa de pintura e decoração. Ocasionalmente era contratado por fazendeiros fluminenses para executar paisagens topográficas, que pela exatidão quase fotográfica, perpetuavam as suas propriedades.
Entre 1882 e 1884 foi professor interino da cadeira de Paisagem, Flores e Animais da Academia Imperial de Belas Artes, introduzindo o estudo da pintura ao ar livre.
Em meados de 1884 deixou a academia por divergências sobre os métodos de ensino, sendo seguido por alguns alunos, formando o chamado Grupo Grimm, dos quais Castagneto e Antônio Parreiras seriam os mais destacados na história da pintura brasileira.

Até 1886 realizou trabalhos sob encomenda, e em 1887 retornou à Europa falecendo logo depois na cidade de Palermo. que recebeu o mérito por isso. No fim da vida enfrentou dificuldades financeiras, tendo que pintar tabuletas de anúncio para sobreviver.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A minha Lista de blogues

Arquivo do blogue